QUESTÕES
1. O pedagogo da rede federal de ensino, entre outras
atribuições relacionadas à organização do trabalho pedagógico, deve estar
atento à legislação educacional, que estabelece:
I. A inclusão de Libras como disciplina curricular
obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do
magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, e como
disciplina curricular optativa nos demais cursos de educação superior e na
educação profissional.
II. O Sistema nacional de avaliação da educação superior -
SINAES.
III. O plano de carreira do servidor federal.
IV. A obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura
Afro-Brasileira.
V. A inclusão de filosofia e psicologia como disciplina
curricular dos cursos técnicos como forma de desenvolver a sensibilidade ética
e o equilíbrio emocional do aluno.
Está(ão) correta(s) apenas:
a)
II, IV e V.
b)
I, II, III e IV.
c)
I, II e IV.
d)
I, IV e V.
e) I.
Resposta:
C
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2. Dos princípios e objetivos constitucionais foram
desdobrados seis pilares, com a finalidade de expressar o enlace necessário
entre educação, território e desenvolvimento, de um lado, e o enlace entre
qualidade, equidade e potencialidade, de outro. São eles: visão sistêmica da
educação, territorialidade, desenvolvimento, regime de colaboração,
responsabilização e mobilização social. Em qual dos documentos citados abaixo
estão definidos tais pilares?
a) REUNI.
b) SINAES
c) PDE.
d) LDB.
e) PNE.
Resposta:
C
3. A escola cidadã deve combater
quaisquer processos de bullying e de discriminações. Para que seja bem
sucedida, essa escola deve planejar-se de modo a
a) incentivar
o desenvolvimento de atividades curriculares que mostrem a riqueza da diversidade,
incluindo a sexual, clarificando o sentido do bullying e os passos a serem
tomados pela escola para coibi-lo.
b) incentivar
o desenvolvimento de atividades curriculares que mostrem a importância dos
valores culturais da humanidade, de maneira a coibir orientações sexuais,
religiosas e culturais que se afastem das normas universais instituídas.
c) promover
atividades curriculares que não toquem no assunto da discriminação contra
identidades plurais, não incentivando preconceitos, brincadeiras de mau gosto e
bullying.
d) apresentar
à comunidade escolar nomes de profissionais que possam conversar com alunos que
praticam e sofrem o bullying, para resolver na escola assuntos não
curriculares.
e) esclarecer que piadas e brincadeiras
sobre diferenças físicas, psicológicas e de orientação sexual, apesar de
naturais, não devem ser aceitas na vida social, especialmente no ambiente
escolar.
Resposta:
A
4. A Educação de Jovens e Adultos no
cenário brasileiro possui grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua
pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais, a de que a
alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer
a) a
partir de conteúdos socialmente valorizados, de modo a promover o acesso dos
oprimidos às culturas hegemônicas.
b) a
partir do trabalho com temas e palavras geradoras, extraídas de suas histórias
de vida, de modo a promover a consciência crítica em relação ao mundo.
c) a
partir dos métodos herbartianos, de modo que esses sujeitos dominem os códigos
linguísticos de forma emancipatória.
d) de
maneira coerente com os universos culturais dos educadores para que possam ser
eficientes e conscientizadoras.
e) a fim de permitir que esses sujeitos
estudem de forma autônoma.
e libertadora,
prescindindo da presença do educador.
Resposta:
B
5. O
IDEB
a) É
uma ferramenta de acompanhamento das metas estabelecidas pelo Plano do
Desenvolvimento da Educação.
b) Tem
metas nacionais e únicas e orienta cada escola a cumpri-las para a melhoria da
qualidade do ensino público brasileiro.
c) É
um índice nacional, que não permite a avaliação por estado, município ou
escola.
d) É calculado a partir do Censo
Escolar, que fornece os dados sobre a reprovação escolar de cada instituição.
Resposta:
A
6. Para este autor as capacidades do ser
humano têm origem e se desenvolvem nas interações (ações externas) que são
internalizadas, ou seja, transformadas em ações internas. É importante frisar
que o desenvolvimento das capacidades de pensar e agir não se dão de forma
homogênea e nem como um passe de mágica: são movidas por necessidades,
interesses, paixões, emoções, expectativas, inclinações e conflitos. Este texto
é parte da fundamentação psico-pedagógica dos PCN’s e faz referência ao autor:
a) Piaget;
b) Wallon;
c) Paulo
Freire;
d) Vygotsky.
Resposta:
D
7. A _____________, ______________ ou
_______________ consiste na educação das crianças antes da sua entrada no
ensino obrigatório. Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas -
através de _______________ e _______________ - a exercitar as suas capacidades
motoras, a fazer descobertas e a iniciar o processo de _______________ .
Assinale a
alternativa que preenche corretamente as lacunas:
a) Educação
infantil, educação pré-escolar, educação pré-primária, atividades lúdicas,
jogos e alfabetização;
b) Creche, educação pré-escolar,
educação pré-primária, atividades lúdicas, jogos e socialização;
c) Educação
infantil, educação pré-escolar, educação pré-primária, atividades lúdicas,
jogos e socialização;
d) Creche, educação pré-escolar,
educação pré-primária, atividades lúdicas, jogos e alfabetização.
Resposta:
A
8. A discussão sobre a educação inclusiva
nas últimas décadas tem evidenciado a importância da garantia de qualidade de
ensino para todos os alunos, inclusive para os que apresentam necessidades
educacionais especiais, decorrentes de alguma deficiência. Entretanto, para que
as escolas assumam orientação inclusiva, sendo espaços de aprendizagem e
participação, uma série de ações precisam ser colocadas em prática pela própria
escola e pelo sistema educacional. Entre elas:
I. Promover espaços para discussão,
permitindo atualizar conhecimentos, trocar experiências e verbalizar
sentimentos.
II. Contratar professores especializados
para que auxiliem o professor em sala de aula, responsabilizando-se pela
apropriação do conhecimento do aluno com necessidades educacionais especiais.
III. Garantir uma série de mudanças no
espaço escolar, como: acessibilidade física e atitudinal; formação dos
professores para atuar na educação inclusiva (inicial e continuada); revisão do
papel político-social da escola; previsão e provisão de recursos humanos, físicos,
materiais e financeiros, entre outros.
IV. Reduzir o número de alunos em sala de
aula, procurando trabalhar os conteúdos de forma homogênea.
V. Garantir uma série de mudanças no
espaço escolar, como: acessibilidade física e atitudinal; formação dos
professores para atuar na educação inclusiva (inicial e continuada);
flexibilizar os conteúdos escolares e oportunizar o atendimento em classe
especial para os alunos que apresentam dificuldades mais sérias de
aprendizagem.
Está(ão)
correta(s) apenas:
a) I,
II e V.
b) III
e IV.
c) IV
e V.
d) I
e III.
e) V.
Resposta:
D
9. De acordo com os PCNs, espera-se que
os alunos oriundos do ensino médio tenham competência para
a) Realizar
atividades como palestras e debates, as quais explorem a oralidade e exijam a
produção de textos mais específicos, com certo grau de formalidade.
b) Aprimorar
exclusivamente a habilidade da escrita, já que a fala é uma competência inata
do aluno.
c) Refletir
sobre o uso da língua e da linguagem, prescindindo de conhecimentos sobre
variação e variabilidade linguísticas.
d) Manifestar habilidades relacionadas à
memorização das regras gramaticais e de trechos de textos clássicos
Resposta:
A
10. Num trabalho de capacitação dos
docentes, dois fatores foram essenciais para produzir progressos no trabalho: a
conceitualização da especificidade do conhecimento didático e a reflexão sobre
a própria prática como capacitadores. Delia Lerner explica que o saber
didático, ainda que se apóie em saberes produzidos por outras ciências,
a) não
pode ser deduzido simplesmente deles.
b) é
elaborado através da investigação rigorosa do funcionamento das situações
didáticas com base em extensa literatura sobre a questão em pauta.
c) para
ter validade necessita passar pelo crivo da Universidade.
d) resulta
da demarcação entre a teoria e a prática, uma vez que para um programa de
capacitação apresentar os resultados esperados precisa apresentar teoria para
iluminar a prática docente.
e) não dispensa a análise e a reflexão
sobre a prática uma vez que a teoria, ao mesmo tempo que orienta a prática, a
reflexão e análise da prática enriquece a teoria com maior significação e
compreensão e impulsionando para o estudo e aprofundamento de novas questões.
Resposta:
E
11. As Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e
Cultura Afro-Brasileira e Africana têm como principal objetivo:
a) romper com modelos e padrões
preestabelecidos de uma educação excludente, eurocêntrica e hegemônica.
b) permitir
a ascensão social de índios, negros e pardos, ainda hoje vítimas de
preconceitos.
c) alterar
o conteúdo programático da disciplina de História, no Ensino Médio.
d) eliminar
as tensas relações sociais produzidas pelo racismo e pela discriminação.
e) construir representações positivas da
população negra e indígena no imaginário coletivo dos brasileiros.
Resposta:
A
12. O PNE (Plano Nacional da Educação)
tem os seguintes objetivos:
I. Elevar o nível da escolaridade da
população.
II. Reduzir as desigualdades sociais e
regionais no que concerne ao acesso à escola e à permanência bem sucedida nela,
de sua clientela.
III. Criar um Fundo da Educação Superior.
Está
correto o que se afirma em
a) I
e III, apenas.
b) II
e III, apenas.
c) I
e II, apenas.
d) II,
apenas.
e) I, II e III.
Resposta:
C
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