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ORG. PROF. ÉDER FERNANDES

sábado, 3 de agosto de 2013

QUESTÕES - LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL SEDUC - CE 2013



QUESTÕES
1. O pedagogo da rede federal de ensino, entre outras atribuições relacionadas à organização do trabalho pedagógico, deve estar atento à legislação educacional, que estabelece:

I. A inclusão de Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, e como disciplina curricular optativa nos demais cursos de educação superior e na educação profissional.

II. O Sistema nacional de avaliação da educação superior - SINAES.

III. O plano de carreira do servidor federal.

IV. A obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

V. A inclusão de filosofia e psicologia como disciplina curricular dos cursos técnicos como forma de desenvolver a sensibilidade ética e o equilíbrio emocional do aluno.

Está(ão) correta(s) apenas:
a) II, IV e V.
b) I, II, III e IV.
c) I, II e IV.
d) I, IV e V.
e) I.
Resposta: C

2. Dos princípios e objetivos constitucionais foram desdobrados seis pilares, com a finalidade de expressar o enlace necessário entre educação, território e desenvolvimento, de um lado, e o enlace entre qualidade, equidade e potencialidade, de outro. São eles: visão sistêmica da educação, territorialidade, desenvolvimento, regime de colaboração, responsabilização e mobilização social. Em qual dos documentos citados abaixo estão definidos tais pilares?

a) REUNI.
b) SINAES
c) PDE.
d) LDB.
e) PNE.
Resposta: C

3. A escola cidadã deve combater quaisquer processos de bullying e de discriminações. Para que seja bem sucedida, essa escola deve planejar-se de modo a

a) incentivar o desenvolvimento de atividades curriculares que mostrem a riqueza da diversidade, incluindo a sexual, clarificando o sentido do bullying e os passos a serem tomados pela escola para coibi-lo.
b) incentivar o desenvolvimento de atividades curriculares que mostrem a importância dos valores culturais da humanidade, de maneira a coibir orientações sexuais, religiosas e culturais que se afastem das normas universais instituídas.
c) promover atividades curriculares que não toquem no assunto da discriminação contra identidades plurais, não incentivando preconceitos, brincadeiras de mau gosto e bullying.
d) apresentar à comunidade escolar nomes de profissionais que possam conversar com alunos que praticam e sofrem o bullying, para resolver na escola assuntos não curriculares.
e) esclarecer que piadas e brincadeiras sobre diferenças físicas, psicológicas e de orientação sexual, apesar de naturais, não devem ser aceitas na vida social, especialmente no ambiente escolar.
Resposta: A

4. A Educação de Jovens e Adultos no cenário brasileiro possui grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais, a de que a alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer

a) a partir de conteúdos socialmente valorizados, de modo a promover o acesso dos oprimidos às culturas hegemônicas.
b) a partir do trabalho com temas e palavras geradoras, extraídas de suas histórias de vida, de modo a promover a consciência crítica em relação ao mundo.
c) a partir dos métodos herbartianos, de modo que esses sujeitos dominem os códigos linguísticos de forma emancipatória.
d) de maneira coerente com os universos culturais dos educadores para que possam ser eficientes e conscientizadoras.
e) a fim de permitir que esses sujeitos estudem de forma autônoma.
e libertadora, prescindindo da presença do educador.
Resposta: B

5. O IDEB
a) É uma ferramenta de acompanhamento das metas estabelecidas pelo Plano do Desenvolvimento da Educação.
b) Tem metas nacionais e únicas e orienta cada escola a cumpri-las para a melhoria da qualidade do ensino público brasileiro.
c) É um índice nacional, que não permite a avaliação por estado, município ou escola.
d) É calculado a partir do Censo Escolar, que fornece os dados sobre a reprovação escolar de cada instituição.
Resposta: A

6. Para este autor as capacidades do ser humano têm origem e se desenvolvem nas interações (ações externas) que são internalizadas, ou seja, transformadas em ações internas. É importante frisar que o desenvolvimento das capacidades de pensar e agir não se dão de forma homogênea e nem como um passe de mágica: são movidas por necessidades, interesses, paixões, emoções, expectativas, inclinações e conflitos. Este texto é parte da fundamentação psico-pedagógica dos PCN’s e faz referência ao autor:

a) Piaget;
b) Wallon;
c) Paulo Freire;
d) Vygotsky.
Resposta: D

7. A _____________, ______________ ou _______________ consiste na educação das crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório. Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas - através de _______________ e _______________ - a exercitar as suas capacidades motoras, a fazer descobertas e a iniciar o processo de _______________ .

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
a) Educação infantil, educação pré-escolar, educação pré-primária, atividades lúdicas, jogos e alfabetização;
b) Creche, educação pré-escolar, educação pré-primária, atividades lúdicas, jogos e socialização;
c) Educação infantil, educação pré-escolar, educação pré-primária, atividades lúdicas, jogos e socialização;
d) Creche, educação pré-escolar, educação pré-primária, atividades lúdicas, jogos e alfabetização.
Resposta: A

8. A discussão sobre a educação inclusiva nas últimas décadas tem evidenciado a importância da garantia de qualidade de ensino para todos os alunos, inclusive para os que apresentam necessidades educacionais especiais, decorrentes de alguma deficiência. Entretanto, para que as escolas assumam orientação inclusiva, sendo espaços de aprendizagem e participação, uma série de ações precisam ser colocadas em prática pela própria escola e pelo sistema educacional. Entre elas:

I. Promover espaços para discussão, permitindo atualizar conhecimentos, trocar experiências e verbalizar sentimentos.

II. Contratar professores especializados para que auxiliem o professor em sala de aula, responsabilizando-se pela apropriação do conhecimento do aluno com necessidades educacionais especiais.

III. Garantir uma série de mudanças no espaço escolar, como: acessibilidade física e atitudinal; formação dos professores para atuar na educação inclusiva (inicial e continuada); revisão do papel político-social da escola; previsão e provisão de recursos humanos, físicos, materiais e financeiros, entre outros.

IV. Reduzir o número de alunos em sala de aula, procurando trabalhar os conteúdos de forma homogênea.

V. Garantir uma série de mudanças no espaço escolar, como: acessibilidade física e atitudinal; formação dos professores para atuar na educação inclusiva (inicial e continuada); flexibilizar os conteúdos escolares e oportunizar o atendimento em classe especial para os alunos que apresentam dificuldades mais sérias de aprendizagem.

Está(ão) correta(s) apenas:
a) I, II e V.
b) III e IV.
c) IV e V.
d) I e III.
e) V.
Resposta: D 

9. De acordo com os PCNs, espera-se que os alunos oriundos do ensino médio tenham competência para

a) Realizar atividades como palestras e debates, as quais explorem a oralidade e exijam a produção de textos mais específicos, com certo grau de formalidade.
b) Aprimorar exclusivamente a habilidade da escrita, já que a fala é uma competência inata do aluno.
c) Refletir sobre o uso da língua e da linguagem, prescindindo de conhecimentos sobre variação e variabilidade linguísticas.
d) Manifestar habilidades relacionadas à memorização das regras gramaticais e de trechos de textos clássicos
Resposta: A

10. Num trabalho de capacitação dos docentes, dois fatores foram essenciais para produzir progressos no trabalho: a conceitualização da especificidade do conhecimento didático e a reflexão sobre a própria prática como capacitadores. Delia Lerner explica que o saber didático, ainda que se apóie em saberes produzidos por outras ciências,

a) não pode ser deduzido simplesmente deles.
b) é elaborado através da investigação rigorosa do funcionamento das situações didáticas com base em extensa literatura sobre a questão em pauta.
c) para ter validade necessita passar pelo crivo da Universidade.
d) resulta da demarcação entre a teoria e a prática, uma vez que para um programa de capacitação apresentar os resultados esperados precisa apresentar teoria para iluminar a prática docente.
e) não dispensa a análise e a reflexão sobre a prática uma vez que a teoria, ao mesmo tempo que orienta a prática, a reflexão e análise da prática enriquece a teoria com maior significação e compreensão e impulsionando para o estudo e aprofundamento de novas questões.
Resposta: E

11. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana têm como principal objetivo:

a) romper com modelos e padrões preestabelecidos de uma educação excludente, eurocêntrica e hegemônica.
b) permitir a ascensão social de índios, negros e pardos, ainda hoje vítimas de preconceitos.
c) alterar o conteúdo programático da disciplina de História, no Ensino Médio.
d) eliminar as tensas relações sociais produzidas pelo racismo e pela discriminação.
e) construir representações positivas da população negra e indígena no imaginário coletivo dos brasileiros.
Resposta: A

12. O PNE (Plano Nacional da Educação) tem os seguintes objetivos:

I. Elevar o nível da escolaridade da população.

II. Reduzir as desigualdades sociais e regionais no que concerne ao acesso à escola e à permanência bem sucedida nela, de sua clientela.

III. Criar um Fundo da Educação Superior.

Está correto o que se afirma em
a) I e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II, apenas.
e) I, II e III.
Resposta: C


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