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ORG. PROF. ÉDER FERNANDES

domingo, 25 de agosto de 2013

COMENTÁRIOS PRIMEIRO SIMULADO...



 SIMULADO CESPE - 2013 -
Parte superior do formulário
A pessoa jurídica de direito privado criada por autorização legislativa específica, com capital formado unicamente por recursos de pessoas de direito público interno ou de pessoas de suas administrações indiretas, para realizar atividades econômicas ou serviços públicos de interesse da administração instituidora, nos moldes da iniciativa particular, é denominada
  • a) fundação pública.
  • b) sociedade de economia mista.
  • c) subsidiária.
  • d) agência executiva.
  • e) empresa pública.
51SIMULADO CESPE - 2013  
Parte superior do formulário
Caso determinada comunidade, desejando comemorar o aniversário de seu bairro, decida solicitar o fechamento de uma rua para realizar uma festa comunitária, ela deve obter do poder público
  • a) autorização.
  • b) permissão.
  • c) delegação.
  • d) convênio.
e) concessão.
Os três mais importantes para concursos públicos:

A Autorização: Ato unilateral - discricionário - precário - interesse do particular - em regra, não exige licitação e não gera indenização se revogado. Exemplo: Autorização para porte de arma;

Permissão: Ato unilateral - discricionário - precário - interesse misto/público. Exemplo: Permissão para dirigir táxi;

Licença: Ato unilateral - vinculado - definitivo. Exemplo: Licença para construir (o direito já existe, necessitando apenas ser declarado).

"Diferencia-se da autorização, porque naquela a administração pode ou não permitir, mesmo que o solicitante preencha todos os requisitos legais, enquanto que na licença o Poder Público vai observar apenas se houve o atendimento das exigências, não podendo, se estiver



50.SIMULADO CESPE - 2013 -
Parte superior do formulário
Caso se verifique, durante a realização de um concurso público, a utilização, por candidatos, de métodos fraudulentos para a obtenção das respostas corretas das provas, a administração pública poderá anular o concurso embasada diretamente no princípio da
  • a) segurança jurídica.
  • b) autotutela.
  • c) transparência.
  • d) eficiência.
  • e) supremacia do interesse público.
Parte inferior do formulário
LETRA A - CORRETA
·          a) Nas empresas públicas e sociedades de economia mista, os servidores ocupam empregos públicos, ao passo que, na administração direta, há servidores titulares de cargos efetivos e ocupantes de empregos públicos. CERTO. Importante ressaltar que os ocupantes de cargos em comissão na administração direta são empregados públicos, logo, correto o item ao dizer que na administração direta tem servidores de cargos efetivos (os concursados) e empregados públicos (ocupantes de cargo em comissão na administração direta).
·          b) Após a promulgação da CF, os cargos vitalícios foram extintos, ficando, entretanto, resguardado o direito adquirido daqueles que os ocupavam anteriormente. ERRADO. Os cargos vitalícios são aqueles que oferecem uma maior garantia de permanência aos servidores que os ocupam. Foram criados com a finalidade de "proteger" os servidores que devidos as suas atribuições e responsabilidades, necessitem destas garantias para exercer suas atividades com isenção e imparcialidade. No Brasil, magistrados e membros do MP após dois anos de exercício adquirem a vitaliciedade, por isso incorreto o item. A regra é que somente após decisão judicial transitada em julgado é que estes servidores possam perder seus cargos.
·          c) Entre as entidades federativas, somente a União está autorizada a criar, mediante lei, autarquias e fundações públicas. ERRADO. As autarquias podem ser federais, estaduais, distritais e municipais, conforme instituídas pela União, Estados, Distrito Federal e pelos Municípios
·          d) As agências reguladoras são entidades paraestatais, atuando, no domínio econômico, com a função de regular o mercado. ERRADO.  As entidades paraestatais são pessoas privadas, sem fins lucrativos, que exercem atividades de interesse público, mas não exclusivas de Estado, recebendo fomento do Poder Público, e não integram a Administração Pública em sentido formal (exemplos: serviços sociais autonomos, oscip, OS). Já as agencias reguladoras compoe a administração indireta, trata-se de uma espécie de autarquia que tem por função o controle de pessoas privadas que estão incumbidas da prestação de serviços público. Logo, incorreto o item ao dizer que agências reguladoras são entidades paraestatais.
·          e) Após aprovação de emenda constitucional relativa à matéria, deixou-se de exigir lei para a criação e extinção de órgão público, bastando, para tal fim, decreto do chefe do Poder Executivo. ERRADO. Conforme o artigo 84 permite que o presidente por meio de decreto disponha sobre o funcionamento da administração federal, desde que não importe em aumento de despesa nem criação ou extinção de orgão público, porque para isso precisa de lei.
48.SIMULADO CESPE - 2013 
Parte superior do formulário
Acerca da administração direta e indireta, assinale a opção correta.
  • a) A descentralização pode ser feita por meio de outorga ou delegação, meios de que dispõe o poder público para transferir, por tempo determinado, a prestação de determinado serviço público a ente público ou a particular.
  • b) A administração direta compreende os órgãos que integram as pessoas políticas do Estado, aos quais se atribui competência para exercício, de forma descentralizada, das atividades administrativas.
  • c) A administração indireta abrange as fundações instituídas e mantidas pelo poder público, as empresas públicas e as sociedades de economia mista.
  • d) A descentralização administrativa não admite a desconcentração territorial, material e hierárquica.
  • e) As autarquias são entidades administrativas autônomas, criadas por lei específica, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, resultantes da desconcentração do exercício das atividades públicas.
a) A descentralização pode ser feita por meio de outorga ou delegação, meios de que dispõe o poder público para transferir, por tempo determinado, a prestação de determinado serviço público a ente público ou a particular. (errada)
Neste caso a DESCENTRALIZAÇÃO é Criar Entidades, ou seja é quando o Estado desempenha algumas de suas atribuições por meio de outras pessoas, e não pela sua administração direta. Pressupõe duas pessoas distintas O Estado (União, DF, Estados ou Municípios) e a pessoa que executará o serviço (Auatrquia, Fundação Pública ou Privada, Empresa Pública ou SEM) por meio de Outorga (sendo que neste caso exige a edição de lei e normalmente é prazo indeterminado) ou Delegação (neste caso a transferência é por contrato, sendo esta sempre determinado ou por ato unilateral (autorização de um serviço, não há prazo certo e pode ser revogado a qualquer tempo)

b) A administração direta compreende os órgãos que integram as pessoas políticas do Estado, aos quais se atribui competência para exercício, de forma descentralizada, das atividades administrativas. (errada)
O correto é CENTRALIZADO
c) A administração indireta abrange as fundações instituídas e mantidas pelo poder público, as empresas públicas e as sociedades de economia mista. (correto)
O Cespe costuma colocar questões desse tipo para pegar os desavisados no português, abranger um de seus significados é se aproximar que é diferente unicamente, exclusivamente !
d) A descentralização administrativa não admite a desconcentração territorial, material e hierárquica. (errada)
Segundo a Di Pietro a descentralização administrativa pode ser:
1) Descentralização Territorial ou Geográfica: que se verifica quando uma entidade local, geograficamente delimitada, é dotada de personalidade júridica propria, de direito público, com capacidade administrativa. Nem sempre impede a capacidade legislativa, só que esta é exercida sem autonomia, porque é subordinada a normas emanadas do poder central.
2) Descentralização por Serviços ou técnica: se verifica quando o poder público cria uma pessoa juridica de direito público ou privado e a ela atribui a titularidade e a execução (outorga) de determinado serviço público
3)Descentralização por Colaboração: é verificada por meio de contrato de adesão ou ato administrativo unilateral, se transferindo a execução do serviço, ou seja a delegação, podendo ser por Concessão, Permissão ou Autorização

e) As autarquias são entidades administrativas autônomas, criadas por lei específica, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, resultantes da desconcentração do exercício das atividades públicas. (errada)
Lembrar que quando se
DESCENTRALIZA - se cria ENTIDADES, com personalidade juridica ! Ex: Autarquias, Empresa Publica, FP e SEM
e quando se DESCONCENTRA - se cria ORGÃOS, sem personalidade júridica ! Ex: Presidência e seus Ministérios
53 SIMULADO CESPE - 2013 
Parte superior do formulário
Assinale a opção correta acerca dos entes da administração indireta.
  • a) Exige-se autorização legislativa para a criação de subsidiárias das empresas públicas e sociedades de economia mista, sendo suficiente, para tanto, a previsão genérica na lei que as instituir, ou seja, não há necessidade de autorização legislativa específica a cada vez que uma nova subsidiária é criada.
  • b) Nas sociedades de economia mista, o controle acionário e a gestão administrativa podem ser transferidos pelo poder público aos sócios particulares, desde que haja acordo de acionistas nos termos do estatuto da sociedade.
  • c) É vedada a transformação de uma autarquia em empresa pública por meio de decreto.
  • d) As causas em que figure como parte sociedade de economia mista cuja sócia majoritária seja a União deverão ser julgadas perante a justiça federal.
  • e) As empresas públicas adquirem personalidade jurídica a partir da vigência da lei que as cria.
Parte inferior do formulário

Autorização à Petrobras para constituir subsidiárias. Ofensa aos arts. 2º e 37, XIX e XX, da CF. Inexistência. Alegação improcedente. A Lei 9.478/1997 não autorizou a instituição de empresa de economia mista, mas sim a criação de subsidiárias distintas da sociedade-matriz, em consonância com o inciso XX, e não com o XIX, do art. 37 da CF. É dispensável a autorização legislativa para a criação de empresas subsidiárias, desde que haja previsão para esse fim na própria lei que instituiu a empresa de economia mista matriz, tendo em vista que a lei criadora é a própria medida autorizadora.? (ADI 1.649, Rel. Min. Maurício Corrêa, julgamento em 24-3-2004, Plenário, DJ de 28-5-2004)
d. OBS.: As sociedades de economia mista têm suas ações processadas na Justiça Estadual. O STF firmou essa posição na Súmula 517, só admitindo o deslocamento para a justiça federal quando a União intervém como assistente ou oponente.
57. SIMULADO CESPE - 2013
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Acerca da administração indireta na organização administrativa brasileira, assinale a opção correta.
  • a) A fundação instituída pelo Poder Público detém capacidade de autoadministração, razão pela qual não se sujeita ao controle por parte da administração direta.
  • b) A sociedade de economia mista pode ser organizada sob quaisquer das formas admitidas em direito.
  • c) As autarquias estão sujeitas a controle administrativo exercido pela administração direta, nos limites da lei.
  • d) A empresa pública é pessoa jurídica de direito privado organizada exclusivamente sob a forma de sociedade anônima.
  • e) A autarquia é pessoa jurídica de direito público dotada de capacidade política.

  • A) ERRADA - apesar de possuírem capacidade de autoadministração, elas se sujeitam ao controle finalístico pela Administração direta.

  • B) ERRADA - a Sociedade de economia mista só pode ser constituída sob a forma de S.A
  •  
  • C) CORRETA
  •  
  • D) ERRADA - a empresa pública pode ser constituída sob qualquer forma societária (ADMITIDA EM DIREITO)
  •  
  • E) ERRADA - capacidade política é capacidade para legislar, a qual as pessoas da adm. indireta nao possuemParte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

52 SIMULADO CESPE - 2013
Parte superior do formulário
Quanto à responsabilidade civil da administração, assinale a opção correta.
  • a) A teoria da irresponsabilidade do Estado é aplicável no direito brasileiro.
  • b) O nexo de causa e efeito não constitui elemento a ser aferido na apuração de eventual responsabilidade do Estado.
  • c) O Brasil adotou a teoria da responsabilidade subjetiva do Estado, segundo a qual a administração pública somente poderá reparar o prejuízo causado a terceiro se restar devidamente comprovada a culpa do agente público.
  • d) A reparação do dano, na hipótese de prejuízo causado a terceiros pela administração, pode ser feita tanto no âmbito administrativo quanto no judicial.
  • e) As empresas prestadoras de serviços públicos não respondem pelos prejuízos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. Em tal hipótese, o ressarcimento do terceiro prejudicado deve ser feito diretamente pelo agente causador do dano.
  •  
  • A) Teoria da irresponsabilidade: o Estado não é responsável pelo dano causado a terceiros. Esta teoria foi totalmente superada. As últimas noções que a sustentavam - Inglaterra e Estados Unidos da América do Norte, abandonaram-na em 1947 e 1946, respectivamente.

  • B) A responsabilidade civil deverá sempre conter como elemento essencial uma conduta, dano, culpa e nexo de causalidade (que consiste na relação de causa e efeito entre a conduta praticada pelo agente e o dano suportado pela vítima. )
  •  
  • C) O Brasil adotou a teoria da Responsabilidade Objetiva da Administração Pública,que conforme essa, é responsabilidade da Administração Pública reparar o dano que possa ter causado, independendentemente da constatação de culpa ou dolo.

  • D)CORRETA!
  •  
  • E)Art. 37 § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.Parte inferior do formulário

49 SIMULADO CESPE - 2013  
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Caso se verifique, durante a realização de um concurso público, a utilização, por candidatos, de métodos fraudulentos para a obtenção das respostas corretas das provas, a administração pública poderá anular o concurso embasada diretamente no princípio da
  • a) segurança jurídica.
  • b) autotutela.
  • c) transparência.
  • d) eficiência.
  • e) supremacia do interesse público.
  •  
  • Princípio da Autotutela se refere ao controle da Administração exercido sobre os próprios atos, com a possibilidade de anular os ilegais e revogar os inconveniente ou inoportunos, sem depender de recurso ao Poder Judiciário.
  • Princípio da Segurança Jurídica: deve se respeitar o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.
  • Princípio da Transparência: os atos da Administração devem ser públicos.
  • Princípio da Eficiência: alcançar o melhor desempenho possível; os melhores resultados na prestação dos serviços públicos.
  • Princípio da Supremacia do Interesse Público: é a autoridade da Administração. Os seus poderes tem o caráter de poder-dever. Garantia de que o interesse particular não prevalecerá sobre o interesse público.Parte inferior do formulário

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