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sábado, 31 de agosto de 2013
PENSADORES- SEDUC CE 2013
CONSTRUTIVISTA
INTERACIONISTA
________________........
Jean Piaget (1896 - 1980)
foi um dos investigadores mais influentes do séc XX na
área da psicologia do desenvolvimento.
Piaget acreditava que o que distingue o ser humano dos outros animais é a sua capacidade de ter um pensamento
simbólico e abstrato.
Jean Piaget (1896-1980) foi um dos
investigadores mais influentes do séc. 20 na
área da psicologia do desenvolvimento. Piaget
acreditava que o que distingue o ser humano
dos outros animais é a sua capacidade de ter um
pensamento simbólico e abstrato.
Epistemologia Genética
As questões epistemológicas interessaram a
Piaget desde sua juventude.
A epistemologia é utilizada comumente para
designar o que chamamos a teoria do
conhecimento.
O objetivo da pesquisa de Piaget foi definir, a
partir da perspectiva da biologia, como o sujeito
passaria de um conhecimento menor anterior para
um nível de maior conhecimento.
Definiu a si mesmo como: “antigo-futuro filósofo que se
transformou em psicólogo e investigador da gênese do
conhecimento”
“Epistemologia: estudo do grau de certeza do conhecimento
científico em seus diversos ramos, especialmente para apreciar
seu valor para o espírito humano”
Porque Epistemologia Genética: “estudo da passagem dos
estados inferiores do conhecimento aos estados mais
complexos ou rigorosos”
Piaget propõe retornar às fontes ou gêneses do conhecimento
aos quais a epistemologia só conhece os estados superiores
Epistemologia na Filosofia
.
História do pensamento científico
Epistemologia Genética de Piaget
.
estudo experimental do desenvolvimento da inteligência do
nascimento à adolescência
Matéria interdisciplinar que se ocupa com todas as ciências
INTELIGÊNCIA
FUNÇÃO
ADAPTAÇÂO: ADAPTAR AO MEIO, MODIFICAR
ESTRUTURA:
É UMA ORGANIZAÇÂO DE PROCESSOS
1º incorporar as coisas e pessoas às atividade própria do sujeito
. assimilar o mundo exterior às estruturas (INTERPRETAR O MUNDO)
ex.: mamar no seio, depois mamar na mamadeira
2º reajustar as estruturas já construídas em função das transformações
ocorridas
. acomodar as estruturas já construídas aos objetos externos
ex.: do uso da mamadeira para o uso da colher
vida mental e orgânica . assimilar progressivamente o ambiente por meio das
estruturas ou órgãos psíquicos ampliando cada vez mais o raio de ação
assimilando os objetos, a ação e o pensamento são obrigados a se
acomodarem a esses objetos, ao reajuste
Adaptação = Equilíbrio das Assimilações e Acomodações
1º sensório-motor
2º pré-operatório
3º operatório
concreto
4º operatório formal
Até os 2 anos
Antes da linguagem
e do pensamento
2 a 7 anos
7 a 12 anos
Acima de 12 anos
Reflexos,
mecanismos
hereditários e 1as
nutrições
Inteligência
intuitiva,
sentimentos
interindividuais
espontâneos e das
relações sociais de
submissão ao adulto
1ª infância
Começo da lógica
dos sentimentos
morais e sociais de
cooperação
Operações intelectuais
abstratas
Formação da
personalidade
Inserção afetiva e
intelectual na
sociedade dos adultos
1os hábitos motores
e percepções
organizadas e
sentimentos
organizados
Inteligência prática
regulações afetivas
elementares e 1as
fixações exteriores
da afetividade
Em cada estágio aparecem estruturas originais
diferentes das anteriores
O essencial das construções sucessivas permanece nos
próximos estágios como subestruturas para novas
características
Forma Geral do Equilíbrio
.
O Desenvolvimento Mental, com sua organização progressiva, é
entendida como uma adaptação sempre mais precisa à realidade
Períodos do Desenvolvimento Mental
1º sensório-motor – recém-nascido e lactente
Extraordinário desenvolvimento mental, mas pela falta de linguagem poucos
davam atenção
.
Ao nascer a criança tem padrões inatos de comportamentos, agarrar, sugar...
reflexos; organização das percepções e hábitos; e, inteligência sensório-
motora
Os exercícios reflexos tornam-se mais complexos pela integração dos
hábitos e percepções organizados
.
Ponto de partida de novas condutas adquiridas com a ajuda da
experiência
Esquemas sensório-motores
.
Um ciclo reflexo como ponto de partida cujo exercício não apenas
repete, mas incorpora novos elementos, totalidades organizadas
mais amplas; se o resultado for interessante (assimilável) o sujeito
o reproduz em novos movimentos
.
Forma mais evoluída de assimilação
A inteligência aparece bem antes do pensamento interior que supõe o
emprego de signo verbais (linguagem interiorizada)
Inteligência totalmente prática . não utiliza palavras e conceitos, mas
percepções e movimentos como esquemas de ação
Objeto prático . nos primeiros meses o lactente não percebe
objetos reconhece quadros sensoriais familiares.
1º ano os objetos são procurados depois que saem do campo de
percepção; começo da exteriorização do mundo material
Saída do egocentrismo integral para o universo exterior
2º ano se conclui um espaço geral que compreende os objetos em
relação entre si e na sua totalidade e o próprio corpo.
Deve-se à coordenação de movimentos.
Causalidade . primeiro ligada à atividade em seu egocentrismo;
relação entre um resultado empírico e uma ação que o atraiu.
2º ano a criança já reconhece as relações de causalidade dos objetos
entre si, objetivando e espacializando as causas
Impulsos instintivos elementares e emoções primárias
Proximidade das emoções com o sistema fisiológico das atitudes e
posturas
Vida afetiva– subestágio da organização das percepções e hábitos
Sentimentos elementares, afetos perceptivos ligados à própria
atividade do sujeito (agradável e desagradável)
Lactente se interessa por seu corpo, seus movimentos e pelos
resultados destas ações . “narcisismo” sem Narciso
Períodos do Desenvolvimento Mental
2º Pré-operatório –( 2-7 anos)
Grande Evento - aparecimento da linguagem
.
Criança agora é capaz de reconstituir suas ações passadas por
narrativas, antecipar ações futuras pela representação verbal
Desenvolve noções de tempo, espaço, ordem, velocidade
Compreende regras e pode ser fiel a elas.
. Início da socialização da ação – troca da criança com outros
indivíduos
.Gênese do pensamento – pela interiorização da palavra
2º Pré-operatório – 1ª Infância
Linguagem e Socialização da Ação
Criança inicia a troca e a comunicação com os outros linguagem
Linguagem X Relações Interindividuais
. .
Aparece sob forma definida X imitação dos gestos corporais e exteriores
construção consciente
. Trocas - Intercomunicações da criança formulando e narrando
(memória) ações transformando condutas em pensamento. Monólogo
infantil nos momentos de socialização, brincadeiras com regras
. Crianças fala para si mesma – diferente da vida adolescente e adulta os
monólogos são auxiliares da ação imediata
Análise da Linguagem espontânea – condutas sociais ainda não são
socializações profundas – criança ainda centralizada, indiferenciação
em relação aos outros
Linguagem e Gênese do Pensamento
O pensamento egocêntrico no jogo simbólico
Jogo .atividade inicial que ativa e reforça a aprendizagem
No sensório-motor puro exercício; pré-operacional tem regras envolve
imaginação e imitação
Função . satisfação do desejo infantil pela transformação do real
.
Jogo simbólico como uma assimilação deformada da realidade. A
linguagem intervém no pensamento imaginativo através da imagem
ou símbolo
Signo ou símbolo em Piaget – é individual e elaborado sem o recurso
dos outros e compreendido pelo indivíduo (lembranças e estados
íntimos e pessoais) por isso esse jogo seria um pólo egocêntrico do
pensamento
2º Pré-operacional – 1ª Infância
Linguagem e Gênese do Pensamento
Pensamento intuitivo . forma mais adaptada ao real que a criança
desta fase conhece. Mantém de certa maneira a experiência e
coordenação da fase anterior, mas as reconstitui e antecipa devido
à representação
.Pensamento da criança é espontâneo – faz perguntas abundantes
quase ao mesmo tempo que fala
“Onde?” “O que é?” “Por quê?”
Sentido geral dos “porquês” – indiferenciado no caminho entre a
causa e um fim. Torna-se obscuro aos adultos porque a pergunta
também é dirigida a fenômenos que ocorrem ao acaso
. A criança procura “a razão de ser” das coisas não há acaso na
natureza
2º Pré-operacional – 1ª Infância
Linguagem e Gênese do Pensamento
Assimilação do mundo às atividades que desenvolve – indiferenciação
entre o”eu” infantil e o mundo externo
Pensamento da criança ainda apresenta egocentrismo – esquemas
práticos transferidos para o novo plano se prolongando sob as
formas seguintes.
.Finalismo – razão causal e final das coisas
.Animismo infantil – tendência da criança de conceber as coisas
como vivas e dotadas de intenção
.Artificialismo – as coisas do mundo seriam construídas pelo
homem ou por força divina
Pensamento da Criança X Pensamento dos Primitivos
As leis do desenvolvimento mental serviriam para o homem em todo o
tempo e em todas épocas, bastando ter passado pela infância –
haveria sempre um pensamento infantil
2º Pré-operacional – 1ª Infância
Intuição
A criança afirma suas conjecturas sem nunca provar que está correto
.O egocentrismo como dificuldade de diferenciar o ponto de vista
próprio e o dos outros
.Não sabe definir conceitos que emprega e os objetos são definidos pelo
uso
A criança já seria lógica com relação a ação e manipulação?
- Inteligência prática prolonga a inteligência sensório-motora e prepara as
noções técnicas adultas. Há adiantamento nas ações e não nas palavras
- Na perspectiva experimental (não-verbal) a crianças raciocinará de
forma pré-lógica usando a intuição
2º Pré-operacional – 1ª Infância
Vida Afetiva
No nível do desenvolvimento afetivo são 3 as novidades essenciais
.Regularizações de interesses e valores – ligadas aos pensamentos
intuitivos em geral
.Relações afetivas interindividuais – afeições, simpatias e antipatias
ligados à socialização das ações
. Sentimentos morais instintivos – provenientes das relações entre adultos
e crianças
2º Pré-operacional – 1ª Infância
Vida Afetiva
Relações afetivas interindividuais – afeições, simpatias e antipatias ligados à
socialização das ações
.
Constituídas pelos múltiplos valores (interesses). Graças à linguagem e aos signos
verbais é possível fazer as trocas, a comunicação entre a criança e o ambiente
.Desenvolvimento de um jogo de simpatias para quem faz parte dos seus interesses
.Crianças e seus pais – amor pelos pais não se explica pelos laços hereditários, os
valores infantis são moldados pelos pais. No início as valorizações são unilaterais
relacionadas com o respeito, origem dos sentimentos morais
.Primeira moral da criança é a obediência e o primeiro critério de bem é a
vontade dos pais. Valores morais são normativos e heterônoma
. Pseudomentira – deformação da realidade para a subverter aos interesses da
própria criança. Aceita, no entanto a repreensão e a punição das mentiras
3º Operacional Concreto – Infância
Coincide com início da escolarização . modificação decisiva no
desenvolvimento mental
Progressos da Conduta e da Socialização
.
Duplo progresso . concentração individual & colaboração efetiva na vida
comunitária
Ação individual: começo de reflexão (deliberação interior X conduta social
interiorizada); conversão do egocentrismo social e intelectual importante
para inteligência e afetividade
. Inteligência – início das construções lógicas;
Afetividade – moral de cooperação e autonomia pessoal - vontade
Relações interindividuais: capaz de cooperar; dissociação; diálogo;
mudança nas atitudes sociais
. Jogos com regras: duplo progresso – lei única diante todos e
“ganhar” com sentido coletivo
Períodos do Desenvolvimento Mental
4º Operações Formais – Puberdade
Piaget afirma que não pretende descrever a fase a partir de algumas
perturbações, mas manter foco no pensamento e na vida afetiva
Os poderes multiplicados dos adolescentes perturbam a afetividade e
o pensamento, mas depois os fortalecem
4º Operações Formais – Puberdade
O Pensamento e suas Operações
Novo Poder . pensamento livre do real
Livre atividade da reflexão espontânea
Egocentrismo adolescente . intelectual e comparável às crianças dos
períodos anteriores; crença na onipotência da reflexão; o “eu” forte
reconstrói o Universo
. O equilíbrio é atingido quando a reflexão compreende que sua função
não é contradizer, mas adiantar e interpretar a experiência
4º Operações Formais – Puberdade
Afetividade da Personalidade no Mundo Social dos Adultos
Dupla conquista . personalidade e inserção na sociedade adulta
Personalidade e Adolescência . começa no final da infância pela
organização autônoma das regras, valores e vontade; hierarquizando as
tendências segundo a moral
.Personalidade existe desde que se forma “um programa de vida” como
fonte de disciplina para a vontade e para cooperação, necessita reflexão
livre
.Desequilíbrio: egocentrismo adolescente – pela personalidade em
formação coloca-se em igualdade com os adultos, sentindo-se diferente –
incompreensão e messianismo
Construtivismconstrutivismo
O conhecimento é construído coletivamente
Sujeito (aluno) experimenta, cria hipóteses, reformula-as.
O colega acrescenta ( troca entre pares)
Quanto mais diversificado o grupo, melhor.
Os estímulos são feitos em termos de desafio, em situações de
conflito, que exigem do educando constante assimilação,
acomodação e adaptação.
Vygostsky
Lev Vygotsky
Construiu sua teoria com base no
desenvolvimento do indivíduo como
resulta de um processo sociohistórico.
Eenfatizando o papel da linguagem e
da aprendizagem.
Sua teoria é histórica-social
Então o conhecimento se dá pela interação do sujeito com o meio.
Os pilares da teoria de Vygostky (também conhecida como “teoria da
mediação”) são
os processos mentais superiores ( pensamento, linguagem, memória.. Têm
origem em processos sociais.
As concepções de Vygotsky sobre o processo de
formação de conceitos remetem às relações entre
pensamento e linguagem, à questão cultural no
processo de construção de significados pelos
indivíduos, ao processo de internalização e ao papel
da escola na transmissão de conhecimento, que é de
natureza diferente daqueles aprendidos na vida
cotidiana.
Propõe uma visão de formação psiquica superiores mediada pela cultura.
O funcionamento do cérebro humano, colocam que o
cérebro é a base biológica, e suas peculiaridades definem
limites e possibilidades para o desenvolvimento humano.
Assim, as funções psicológicos superiores são construídas ao
longo da história social do homem em relação com o mundo.
O CONCEITO DE MEDIAÇÂO
O sujeito do conhecimento não tem acesso direto aos objetos mas acesso
mediado, por meio de recortes do real.
A linguagem, sistema simbólica dos grupos humanos representa um salto
qualitativo na evolução da espécie. Ela fornece conceitos de mediação entre
o sujeito e o objeto do conhecimento.
A cultura fornece ao individuo os sistemas simbólicos de representação da
realidade. ( o sujeito interpreta a realidade.
FUNÇÃO MENTAL
Refere-se aos processos de
Pensamento, memória,
percepção e atenção. O
pensamento tem origem na
motivação, interesse, afeto..
A interação social e o instrumento linguístico são
decisivos para o desenvolvimento.
1.Um real; um real, já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é
capaz de fazer.
2. Potencial; capacidade de aprender com outra pessoa.
É o ensino que desencadeia a formação de
estruturas mentais necessárias à aprendizagem.
É preciso, no entanto, não ultrapassar a capacidade
cognitiva do aprendiz quando se busca criar novas
estruturas mentais. Ou seja, respeitar a ZDP.
A ZDP reflete o caráter bidirecional das relações
entre desenvolvimento e aprendizagem.
Pode ser definida como a diferença entre o nível do
que a pessoa é capaz de fazer com a ajuda de outros
(parceiro mais capaz, pai, mãe, professor, etc) e o
nível das tarefas que pode fazer por si só.
- nível de desenvolvimento real
- nível de desenvolvimento potencial
A ZDP tem um caráter dinâmico e complexo. Seus
limites variam de indivíduo para indivíduo em
relação a diferentes âmbitos de desenvolvimento,
tarefas e conteúdos.
IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO
O professor é o participante que já internalizou significados socialmente
compartilhados dos assuntos tratados no currículo.
O aluno deve, de alguma maneira (diálogos, avaliações, problemas, desafios,
etc) „devolver. ao professor o significado que captou.
Para Vygotsky, o bom ensino é aquele que está à frente
do desenvolvimento cognitivo.
O professor deve apresentar, dentro de certos limites,
desafios e informações cuja utilidade o aluno possa começar a
perceber
O professor reage às tentativas do aprendiz, incentivando, corrigindo, fazendo
novas perguntas e exigências, em função de sua percepção do que ele pode
ou não fazer.
O aluno evolui porque sempre está recebendo novas informações e desafios,
que exigem que ela vá um pouco além do que já sabe.
A ZPD oferece também novas perspectivas para a
área da "construção da autonomia".
Só uma criança que foi "bem regulada" pelos outros poderá um dia assumir o
papel de reguladora (passando a dar a si mesma orientações que encontram
sua origem nas ordens que recebeu dos outros).
A ABORDAGEM DE WALLON
A GÊNESE DA INTELIGÊNCIA
É genética e organicamente
social.
“O ser humano é
organicamente social”
E sua estrutura orgânica
precisa da cultura para se
atualizar.
CENTRADO NA PSICOGÊNESE DA
PESSOA COMPLETA
o desenvolvimento da criança é
DESCONTÍNUO, MARCADO POR CONTRADIÇÔES E CONFLITOS
Resultado da maturação, das condições ambientais, gerando alterações no
comportamentos geral.
o desenvolvimento é descontinuo
Crises que afetam a condutas da criança.d
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
IMPULSIVO-EMOCIONAL: (0-12)
A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê
Às pessoas, às quais intermediam sua relação com o mundo físico.
SENSÒRIO-MOTOR E PROJETIVO: (até os 3 anos)
A aquisição da marcha, dão à criança maior autonomia na manipulação
dos objetos e na exploração dos espaços.
Ocorre o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem
PERSONALISMO (3-6)
Construção da consciência de si.
Interesse pelas crianças e pelas pessoas
CATEGORIAL
Progressos intelectuais dirigem o interesse da criança
Conquista do mundo exterior.
PREDOMINÂNCIA FUNCIONAL
Contornos da personalidade, desestruturadas devido às modificações
corporais resultantes da ação normal.
Questões pessoais, morais e existenciais são trazidos à tona.
PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA
Explica os fundamentos da psicologia como ciência e seus
Aspectos epistemológicos.
O organismo como condição primeira do pensamento
pois,
Toda função psíquica supõe um componente orgânico.
mas,
Não é condição suficiente, pois o objeto de ação mental vem do
Ambiente no qual o sujeito está inserido.
Inteligências Múltiplas de Gardner
A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida, a partir da
década de 1990 por uma equipe de pesquisadores da Universidade de
Harvard pelo psicólogo Howard Gardner. Ela identificou e descreveu
originalmente sete tipos de inteligência nos seres humanos e obteve
grande impacto na educação no início da década de 1990. Mais
recentemente, acrecentaram-se à lista as inteligências naturalista e
existencial.
1. Lógico-matemática - abrange a capacidade de analisar problemas,
operações matemáticas e questões científicas. Medida por testes de
QI, é mais desenvolvida em matemáticos, engenheiros e cientistas,
por exemplo.
2. Linguística - caracteriza-se pela maior sensibilidade para a língua
falada e escrita. Também medida por testes de QI, é predominante em
oradores, escritor e poetas.
3. Espacial - expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual
de modo minucioso. É mais desenvolvida em arquitetos, desenhistas e
escultores.
4. Musical - expressa-se através da habilidade para tocar, compor e
apreciar padrões musicais, sendo mais forte em músicos, compositores e
dançarinos. Beethoven se enquadra nessa inteligência.
5. Físico-cinestésica - traduz-se na maior capacidade de utilizar o corpo
para a dança e os esportes. É mais desenvolvida em mímicos, dançarinos e
desportistas, por exemplo.
6. Intrapessoal - expressa na capacidade de se conhecer, estando mais
desenvolvida em escritores, psicoterapeutas e conselheiros.
7. Interpessoal - é uma habilidade de entender as intenções, motivações e
desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos,
psicoterapeutas, religiosos e professores.
8. Naturalista - traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os
fenômenos e padrões da natureza. É característica de paisagistas,
arquitetos e mateiros, por exemplo.
9. Existencial - capacidade de refletir sobre questões fundamentais da
existência, aguçada em vários segmentos diferentes da sociedade
VEJA AQUI!
O MELHOR CONTEÚDO!