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ORG. PROF. ÉDER FERNANDES

domingo, 18 de agosto de 2013

EXERCICIO GERAL RACIOCÍNIO LÓGICO - SEDUC - 2013 AULA DO FINAL DE SEMANA



                    ANÁLISE   COMBINATÓRIA
       01- PRINCIPIO MULTIPLICATIVO
É a área da matemática que trata dos problemas de contagem, determina o número de possibilidade de ocorrência.
                                  
                             02- FATORIAL
Representado por n!. um número natural maior que 1.
       Obs:  multiplicar em ordem decrescente.
Ex 01:   0! = 1
         4! = 4x3x2x1 = 24
         5! = 5x4x3x2x1 = 120
 2.1 DIVISÃO DE FATORIAL     n!
                                               n!





          03- PERMUTAÇÃO SIMPLES
É  qualquer grupo ordenado de n elementos.
                            Pn = n!
Obs  permutação circular    usa         Pn – 1 = ( n- 1)) !
   Ex: 01 Permutando os 3 elementos distintos de A { x , y , z }     temos
         P3 = 3!    =  3 x 2 x 1 = 6  
                                      Ou
                           3 x 2 x 1  = 6
   Ex: 02  Calcule o número de anagramas da palavra  LAPIS
       P5 = 5!     =  5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120
                                     Ou
                           5  x 4 x 3 x 2 x 1 = 120
    Ex: 03 Qual o número de anagramas que começam com a letra D formados pela palavra DILEMA
      P5 = 5!      =  5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120
                                Ou
                           D x 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120
    Ex: 04 Qual o número de anagramas que começam com a letra D e terminam com a letra A da palavra DILEMA
     P4 = 4!      = 4 x 3 x 2 x 1 = 24
                               Ou
                         D x 4 x 3 x 2 x 1 x A = 24
Ex: 05 Qual o número de anagramas que começam com vogal da palavra DILEMA
    3 x P5 = 3 x 5! = 3 ( 5 x 4 x 3 x 2 x 1 ) = 360      ou
                        3 vogais A,E,I x 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 360
Ex: 06- Seja um conjunto com 4 pessoas. De quantos modos distintos estas pessoas poderão sentar-se junto a uma mesa circular para realizar o jantar sem que haja repetição das posições?
            Pn – 1 = ( n- 1)) !
             P4 -1 = ( 4 – 1 ) !  = 3 ! = 3 x 2 x 1 = 6
                                                          ou
                                                      3     x    2    x      1    = 6      
                  04- ARRANJO SIMPLES
  Arranjos são agrupamentos nos quais a ordem dos seus elementos faz a diferença.
Ex:    {1, 2 e 3}
       312,  321,  132,  123,  213,  231  a ordem faz números diferentes
         
                 FORMULA    An,p =           n!      
                                        ( n – p ) !
onde:
A = arranjo
n = total de elementos
p = total de agrupamentos possíveis
Ex: 01-   A5,2     =              5!          =       5 x 4 x 3!    = 20
                                          ( 5 – 2 ) !                   3!
Ex: 02- Quantas “palavras” (com sentido ou não) de 5 letras distintas podemos formar com as 20 primeiras letras do nosso alfabeto?
       A 20,5  =       20!        =      20 x 19 x 18 x 17 x 16 x 15!  = 1.860.480
                           ( 20 – 5 ) !                           15 !
                                                                         




               05- COMBINAÇÃO SIMPLES
   a ordem dos elementos no agrupamento não interfere.
  
             FORMULA   Cn,p =      n! 
                                                           P! ( n – p ) !
onde :
C = combinação
n = total de elementos
p = total de agrupamentos possíveis
Ex: 01-    C5,2   =           5 !          =          5 !        =    5 x 4 x 3 !  =   20  = 10
                                         2! ( 5 – 2 ) !          2 !  3 !              2 !  3 !           2
Ex: 02-  Em um curso de língua estrangeira estudam trinta alunos. O coordenador do curso quer formar um grupo de três alunos para realizar um intercâmbio em outro país. Quantas possíveis equipes podem ser formadas?
      C30,3   =        30 !           =      30 !     =   30 x 29 x 28 x 27!  =   24.360  = 4.060
                           3! ( 30 – 3 ) !       3 ! 27 !          3 x 2 x 1 x 27!               6
Ex: 03 - Com 12 bolas de cores distintas, posso separá-las de quantos modos diferentes em saquinhos, se o fizer colocando 4 bolas em cada saco?
     C12,4   =        12 !         =       12 !       =  12 x 11 x 10 x 9 x 8!  =   11.880   = 495
                         4! ( 12 – 4 ) !        4 !  8 !             4 x 3 x 2 x 1 x 8!             24




                             06 -  PROBABILIDADE
        A probabilidade de um evento é dado pelo quociente da divisão do número de casos favoráveis pelo número de casos possíveis.
            FORMULA    P ( A ) =    n ( E ) 
                                       n ( S )
onde:
P ( A ) = probabilidade do EVENTO
n ( E ) = número de elementos do EVENTO
n ( S ) = número de elemento do ESPAÇO AMOSTRAL
         Ex 01 – Num lançamento de um dado qual a probabilidade de obter um número primo.
 Dados:                                P ( A )=    3    =    1 
n ( E ) = 3 { 2,3,5 }                                      6          2
n ( S ) = 6 { 1,2,3,4,5,6 }
        Ex 02 -  Uma urna contém 10 bolas brancas, 8 vermelhas e 6 pretas, todas iguais e indistinguíveis, ao tato, retirando uma bola ao acaso, qual a probabilidade de ela  ser preta.
Dados :                                  P ( A )=    6    =    1 
n ( E ) = 6                                                     24         4
n ( S ) = 24
         Ex 03 – um baralho de 12 cartas tem 4 ases. Retira-se 2 cartas, uma após outra. Determine a probabilidade  de a segunda carta ser um ás. Sabendo que a primeira é um ás.
Dados:                                P ( A )=  3
n ( E ) = 4 – 1 = 3                                   11   
n ( S ) = 12 – 1 = 11
                                         EXERCICIO
1- Qual o número de anagramas que podemos formar com a palavra PATO
a) 12
b) 8                              Pn = n!              4! = 4.3.2.1 = 24
c) 16
d) 24
2- Quantos  anagramas que começam com vogal podem ser formado da palavra LIVRO
a) 120
b) 48                                2. Pn = 2.n!        2. 4! = 2. ( 4.3.2.1 ) = 48
c) 24
d) 6                                 
3- De Quantas maneiras 6 pessoas podem se sentar em 6 cadeiras em fila.
a) 720
b) 120                        Pn = n!              6! = 6.5.4.3.2.1 = 720
c) 36
d) 12
4- Quantos números diferentes podemos formar com os algarismos
 2, 3, 7, 8 e 9
a) 260
b) 210                   Pn = n!              5! = 5.4.3.2.1 = 120
c) 120
d) 60
5- Qual o número de anagramas formados com as letras da palavra REPÚBLICA , nos quais as vogais se mantenha nas respectivas posições.
a) 40.320
b) 360                    Pn = n!               5! = 5.4.3.2.1 = 120
c) 120
d) 12

6- cespe 2009 -  Um teste para os alunos de determinada sala de uma escola é composto de 8 itens, que deverão ser julgados, individualmente, como CERTOS ou ERRADOS. Nesse caso, excluindo-se as possibilidades de todos os itens estarem CERTOS ou de todos estarem ERRADOS, a quantidade de possíveis gabaritos para esse teste é igual a
A  254.
B  128.   (  2  x   2   x   2  x   2  x   2  x   2  x   2  x   2 ) - 2 = 254
C  64.                                      ou
D  26.                                2 8  -  2 = 254





7- cespe 2009  Cada um dos 5 alunos de um grupo terá 10 minutos para expor acerca do clima de um continente. O primeiro falará sobre o clima no continente americano, o segundo, no africano, o terceiro, no asiático, o quarto falará sobre o clima no continente europeu, e o último, na Oceania. Nesse caso, a quantidade de maneiras distintas que o grupo poderá se organizar para fazer a exposição será igual a
A  5.           Pn = n!        5! = 5,4,3,2,1 = 120
B  24.                                               ou
C  120.                                    5  .  4   .    3   .   2    .   1  = 120
D  3.125
8-cespe- 5 crianças desejam brincar de roda. De quantos modos distintos estas crianças podem formar a roda sem que haja repetição?
a) 120              obs;  permutação circular  Pn – 1 = ( n- 1)) !
b) 60                  P(5) = (5-1)! = 4! = 4.3.2.1 = 24
c) 24                                                    ou
d)     12                                          4  .     3    .   2    .  1    = 24

9- cespe- Seja um conjunto com 10 cientistas. De quantos modos distintos estes cientistas podem sentar-se junto a uma mesa circular para realizar uma experiência sem que haja repetição das posições?
a) 1010                              obs;  permutação circular  Pn – 1 = ( n- 1)) !
b) 9 10                                 P(10) = (10-1)! = 9!  = 362.880   
c) 360.880                                             ou
d) 1000       9  .   8 .  7  .   6   .   5  .   4  .  3  .   2  .  1  = 362.880





10- cespe 2009 - Um professor propôs dividir sua turma em 7 grupos de alunos; os elementos de um dos grupos ficariam no centro de uma circunferência, e os demais grupos, posicionados em 6 locais bem determinados sobre a circunferência, teriam a incumbência de questionar os elementos do grupo do centro a respeito de um assunto pré agendado. A figura abaixo ilustra a posição dos 7 grupos.
                              @                  @
                  
                     @                @                @
       
                              @                    @
 Nesse caso, a quantidade de formas possíveis e distintas de se organizar os grupos dos questionadores e questionados será
igual a
A  5.040.             obs;  permutação circular  Pn – 1 = ( n- 1)) !
B  840.                                7. Pn – 1  = 7( n – 1 ) !
C  720.                                                =   7( 6 – 1 )  !                    
D  120.                                                        =  7. ( 5 ) !
                                                                     =   7. ( 5.4.3.2.1 ) = 840
11- Quantos números de 3 algarismos distintos podem ser formados com os algarismos 1,2,3,4,5 e 6
a) 27                           An,p =           n!      
                                           ( n – p ) !
b) 81                             A6,3 =    6 !        = 120
c) 120                                       ( 6 – 3 ) !
d) 387.420.498
12- cespe   De quantas maneiras distintas podemos classificar os 6 primeiros colocados numa corrida de bicicleta disputada por 10 ciclistas
a) 60                                 An,p =           n!      
                                                    ( n – p ) !
b) 120                            A10,6 =      10 !        = 151.200
c) 120.000                                      ( 10 – 6 ) !
d)     151.200
13- cespe – Num grande  premio de formula 1. Participaram 20 pilotos e somente os 6 primeiros marcaram pontos. Quantas são as possibilidades de classificação
a) 120                                      An,p =           n!      
                                                    ( n – p ) !
b) 20! / 6!                                  A20,6 =      20 !      =     20 ! 
c) 20! / 14!                                              ( 20 – 6 ) !        14 !
d) 720
14- cespe- Com 10 espécie de frutas, quantos tipos de saladas contendo 6 especies diferentes, podem ser feitas.
a) 60                              Cn,p =      n! 
                                                   P! ( n – p ) !
b) 120
c) 210                             C10,6 =          10 !           = 210
d) 1.220                                           6! ( 10 – 6 ) !
15- cespe – Numa sala temos 5 rapazes e 6 moças. Quantos grupos de 2 rapazes e 3 moças podemos formar
a) 200                 C5,2 . C6,3  =         5 !        x       6 !        = 200
b) 180                                           2! ( 5 – 2 ) !    3! ( 6 – 3 ) !
c) 30
d)     6




16- cespe – Quantas comissões de 5 membros podemos formar numa assembleia de 12 participantes
a) 60                              Cn,p =      n! 
                                                   P! ( n – p )
b) 120
c) 720                           C12,5 =            12 !          = 792
d) 792                                            5! ( 12 – 5 ) !
17- cespe – Quantos triângulos distintos podemos traçar tendo como vértices 6 pontos equidistantes  de uma circunferência
a) 18                              Cn,p =      n! 
                                                   P! ( n – p )
b) 20                              C6,3  =          6 !          = 20    
c) 720                                           3! ( 6 – 3 ) !
d) 1440
18- cespe – Qual a probabilidade de ocorrer o número 5 no lançamento de um dado
a) 5                                  P ( A ) =    n ( E ) 
                                             n ( S )
b) 1 / 5                               P( A ) =      1  
c) 1 / 6                                                 6
d) 2 / 3
a) 5 / 7                                P ( A ) =    n ( E ) 
                                               n ( S )
b) 12 / 5
c) 7 / 5                                  P ( A ) =     5  
d) 5 / 12                                                 12
20 – cespe - Um grupo de amigos contém 5 torcedores do São Paulo, 4 torcedores do Flamengo, 2 torcedores do Grêmio e 1 torcedor do Bahia. Calcule as possibilidades: Sortearmos um torcedor do Flamengo
a) 5 / 12                             P ( A ) =    n ( E ) 
                                               n ( S )
b) 1 / 3                                 P ( A ) =     4     =    1  
c) 1 / 2                                                  12          3
d) 1 / 4

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